Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1207
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dc.contributor.authorLeite, Sara de Almeidaen_US
dc.date.accessioned2013-01-21T15:22:19Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T14:08:23Z
dc.date.available2013-01-21T15:22:19Zen_US
dc.date.available2013-05-20T14:08:23Z
dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1207
dc.descriptionCapítulo 3 "Práticas de Leitura em contexto de ensino 2º e 3º CEB e formação de professores" do livro: Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticasen_US
dc.description.abstractO objetivo da nossa comunicação é tentar demonstrar como o envolvimento numa tarefa de leitura expressiva (pública) de um texto contribui para a sua compreensão, na medida em que aumenta o envolvimento e a predisposição para a (re)leitura e conduz a um melhor entendimento do conteúdo, bem como a uma maior fruição da sua qualidade estética – no caso do texto literário.Para tal, propõe-se a leitura do conto “Cegarrega” de Miguel Torga, cuja interpretação suscitará decerto algumas dúvidas e perplexidades, pois além de conter algum vocabulário erudito, sintaxe complexa e poucos conectores que estabeleçam relações claras de integração entre certos períodos, é um texto eivado de ressonâncias e implicações sugestivas que exigem conhecimentos do mundo e uma certa experiência literária para poderem ser devidamente compreendidas e apreciadas. Assim, e perante a hipotética necessidade de interpretar o texto em voz alta na presença de uma assistência, os leitores sentem naturalmente a necessidade de aprofundar a sua compreensão do conteúdo, pois de outro modo não se sentirão capazes de fazer uma leitura segura e adequada. A tarefa leva naturalmente a um maior envolvimento com o texto, obrigando a relê-lo, a procurar informação contextual esclarecedora, a fazer inferências, a tentar estabelecer sentidos implícitos e metafóricos, a decidir que entoações e tons de voz são adequados para cada passagem. Deste modo, tanto as estruturas do leitor como os processos de leitura são trabalhados e desenvolvidos. Após esse trabalho cuidado, e em face dos seus resultados, o leitor sentir-se-á mais confiante e estará apto a identificar-se com narrador e personagens, de modo a conseguir dar-lhes voz mais expressivamente. Este tipo de leitura beneficiará, então, não apenas aquele que lê, mas também os que o ouvem, pois também estes compreendem melhor um texto que seja lido adequadamente e de forma expressiva. O envolvimento de leitores neste tipo de tarefa será, assim, uma estratégia a utilizar amplamente em contextos de ensino.en_US
dc.description.abstractWith this presentation we attempt to demonstrate that having to read a text aloud (in public) improves comprehension, in the sense that it increases involvement and predisposition for (re)reading it and contributes for a better understanding of its content, as well as for the fruition of its aesthetic qualities – in the case of literary texts. For this purpose, we suggest reading “Cegarrega”, by Miguel Torga, a short story whose interpretation is bound to arouse a few doubts and perplexities, since besides containing erudite vocabulary, complex sentences and few connecting words to clarify the relations between ideas, it is a difficult text in that it resonates other narratives and implies knowledge and experience to be duly understood and appreciated. Given the hypothetical task of having to interpret the text before an audience, readers are bound to feel the need to deepen their understanding of the content, since otherwise they will not feel confident enough to read the story expressively. Thus, this task leads naturally to an increase in readers’ involvement with the text, by making them reread it, look for contextual, enlightening information, make deductions, establish the meaning of metaphors and decide on the best intonations and tones of voice to use in different parts of the text. This way, all aspects of the reading process, as well as readers’ structures (types of implied knowledge), will be developed. After this comprehension effort, and given the results, readers will feel more confident and willing to identify with narrator and characters, so as to give them voice. This type of reading task will then benefit not only the reader himself, but also those who listen to him, since it is easier to understand a text that is read adequately and expressively. Involvement in this kind of reading activity is therefore strongly reccomended in the classroom context.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEnsino da Leituraen_US
dc.subjectLeitura em voz altaen_US
dc.subjectPromoção da Leituraen_US
dc.subjectLeitura - motivaçãoen_US
dc.title3.3 Leitura x Expressividade = + compreensãoen_US
dc.typebookParten_US
Appears in Collections:Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas

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