Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3156
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Cláudia Vanessa Sá | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-02T14:17:21Z | - |
dc.date.available | 2022-08-02T14:17:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3156 | - |
dc.description.abstract | O presente projeto, trata-se de um estudo de caso numa sala de cinco anos do Pré-Escolar, que teve como principal objetivo verificar o impacto dos jogos em ambiente digital no processo de desenvolvimento da comunicação e linguagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Além disso, pretendemos compreender a importância e os benefícios que a intervenção precoce tem, no sentido de fomentar a maximização de todas as potencialidades destas crianças. Para a concretização do estudo em questão, selecionou-se o método qualitativo, bem como a estratégia metodológica da investigação-ação. Foram utilizados várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente entrevistas semidiretivas, observações participantes e análise documental. Os resultados obtidos confirmaram que, por meio da implementação de jogos em ambiente digital, numa intervenção precoce, junto das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, é possível desenvolver as suas capacidades comunicativas e linguísticas, além de promoverem o aumento da sua autoestima e autonomia. Palavras-chave: Perturbação do Espectro do Autismo; intervenção precoce; jogos em ambiente digital; comunicação e linguagem | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.subject | Intervenção precoce | pt_PT |
dc.title | O desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com perturbação do espectro do autismo com recurso aos jogos em ambiente digital – estudo de caso | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
degois.publication.title | PG EE: Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagens - 3ª ed. 2021/2022 | pt_PT |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto Final_Cláudia Azevedo_2016029.pdf | 10.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.