Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3196
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dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.advisorNeves, Ivone-
dc.contributor.authorGomes, Joana Ferreira-
dc.date.accessioned2023-01-13T16:00:18Z-
dc.date.available2023-01-13T16:00:18Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.date.submitted2022-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3196-
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal objetivo apresentar todo o processo subjacente à construção de jogos didáticos, desde o seu protótipo, ao seu processo de construção e produção, até à fase da seleção dos mesmos por parte dos educadores de infância e de crianças dos 3 aos 6 anos, percecionando de que forma estes são úteis e influenciadores no desenvolvimento das mesmas, verificando ainda que influência têm os jogos digitais nos jogos físicos. Para um melhor acompanhamento do roteiro de um jogo didático, recorreu-se a uma abordagem qualitativa, onde se tornou pertinente recolher perceções junto de responsáveis de empresas de jogos, responsáveis de ludotecas e Museus do Brinquedo e educadores de infância através da realização de entrevistas aos diversos intervenientes, e ainda ouvir as crianças, através de um Focus Group sobre a importância e preferências pelos diversos tipos de jogos. As conclusões deste estudo demonstram que as educadoras revelam ser importante a exploração de jogos no Jardim de Infância, pois as crianças aprendem a respeitar regras, resolver conflitos e a estimular a criatividade, considerando os interesses das crianças e as competências que estas poderão adquirir, como principais critérios na seleção do jogo. As empresas de jogos baseiam-se em diferentes critérios para a criação e produção dos seus jogos, desde o marketing, a experiência da empresa, ou a pressupostos legislativos, que levam à certificação do jogo. Embora haja diferentes perspetivas, a maioria dos entrevistados considera que os jogos digitais não são um entrave para os jogos físicos, mas sim um complemento, visto que as crianças atuais nascem na “era das tecnologias” e, não sendo possível contrariar isso, uma vez que as próprias crianças, revelam dificuldade em tomar uma posição relativamente às duas tipologias de jogos, é importante estabelecer um equilíbrio entre os dois, para que as crianças experienciem o maior número de brincadeiras possível. Palavras-chave: jogo; brinquedo; tecnologias; aprendizagens; brincar.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConstrução de jogos didáticospt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectImportância dos jogospt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleOs jogos didáticos no jardim de infância: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159900pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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