Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/871
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, João Carlos | en_US |
dc.date.accessioned | 2008-12-15T10:55:01Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:57:39Z | |
dc.date.available | 2008-12-15T10:55:01Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:57:39Z | |
dc.date.issued | 2005-06 | en_US |
dc.identifier.citation | MATOS, João Carlos - Escrita criativa.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º 2 (2005), p.37-43 | en_US |
dc.identifier.issn | 1645-9377 | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/871 | |
dc.description | p. 37-43 | en_US |
dc.description.abstract | As dificuldades sentidas a nível da escrita e da leitura no actual contexto escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico constituem a principal motivação do projecto AIA – Escrita Criativa e da presente reflexão. Tendo em conta o que tem sido o ensino/aprendizagem da escrita na disciplina de Português, em vários níveis escolares, tanto em termos dos curricula como das respectivas práticas na sala de aula, sentimos necessidade de reflectir sobre o processo da escrita, não como produto acabado e apenas de valor literário, mas como competência em construção e de interesse pedagógico e didáctico. Assim, depois de uma breve introdução, apresentamos o desen - volvimento deste tema em três partes. Na primeira parte, situando o projecto AIA de Escrita Criativa no contexto do presente tema, apontamos, sumariamente, os seus objectivos: o seu público-alvo, as suas potencialidades e estratégias associadas e, por fim, o seu significado científico -pedagógico, enquanto ferramenta de apoio à leitura e à escrita na sala de aula. Na segunda parte, procuramos reflectir sobre “Escrita e Cria - tividade”, anotando alguns vectores relacionados com a escrita e com a criatividade linguística. Deste modo, nesta parte, são referidas algumas questões como: a coexistência da escrita com outras competências da língua, as relações da escrita com capacidades que derivam da organização e funcionamento da mente humana, a relação entre o código oral e o código escrito, os critérios da sua aquisição e do seu desenvolvimento, as ligações da escrita com a sua época, por fim, a ligação entre escrita e criatividade. Na terceira parte, pretendemos apresentar, de forma breve, algumas ideias sobre a Pedagogia da Escrita, recuperando alguns fundamentos enunciados anteriormente. Deste modo, depois de identificada a metamorfose do ensino da escrita nos programas de Português, interessa-nos problematizar/clarificar a acepção do termo ”escrita” em pedagogia, valorizar o uso criativo da língua, destacar uma pedagogia da criatividade, enunciar brevemente o percurso para desenvolver tal capacidade, identificar algumas técnicas de intervenção para trabalhar a criatividade na escrita, enumerar alguns dos pressupostos teóricos inerentes ao acto de escrever, destacar algumas tipologias de tarefas e actividades de produção verbal, bem como apontar alguns princípios pedagógicos e didácticos que devem ser tidos em conta por quem ensina a escrever. Na conclusão, destacando a criatividade como ferramenta fundamental no processo ensino/aprendizagem da leitura e da escrita, sublinha-se a importância de estratégias adequadas às necessidades dos alunos de hoje, sem perder de vista, contudo, a pedagogia/necessidade do esforço individual implicado no acto de escrever. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.relation.ispartofseries | Cadernos de Estudo;2 | en_US |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Escrita criativa | en_US |
dc.title | Escrita criativa | en_US |
dc.type | article | en_US |
Appears in Collections: | N.º 2 (2005) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cad_2EscritaCriativa.pdf | 100.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.